Bem vindo

BEM VINDO AO BLOG DO LAPRACS

sábado, 2 de fevereiro de 2013

PROJETOS VINCULADOS AO LAPRACS

1. AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE
Coordenação: Profa. Dra. Lucilane Maria Sales da Silva
Este subprojeto envolve ações que enfocam temas emergentes na saúde, entre eles, dengue, rubéola, DST/aids, entre outros. Poderá ser desenvolvidas ações em escolas públicas, na comunidade e nas unidades de saúde. Serão promovidos e organizados eventos como campanhas de sensibilização e conscientização da sociedade sobre questões relacionadas ao desenvolvimento social e ao cumprimento dos direitos previstos na Constituição Federal e demais legislações cidadãs. Este núcleo poderá, ainda, integrar acadêmicos e professores dos cursos de enfermagem, educação física, nutrição e outros para o desenvolvimento de ações interdisciplinares.
2.OBSERVATÓRIO DA SAÚDE COLETIVA(OBSC)
Coordenação: prof. Ms. Raimundo Augusto Martins Torres _ O Observatório se constitui em um espaço de divulgação do conhecimento produzido no grupo, para ser disponibilizado a comunidade acadêmica e a todos os profissionais da saúde e comunidade. Consta, ainda, de fórum de debates acerca de temas relevantes da saúde coletiva, congregando pesquisadores, professores, estudantes e ativistas dos movimentos populares e outros simpatizantes da área. A proposta é contribuir para incrementar o debate sobre as práticas de saúde, políticas públicas, controle social, participação social, movimentos sociais entre outros temas relevantes e atuais para a saúde coletiva. Além disso, deverá formular projetos de pesquisa sobre variados temas da saúde coletiva de forma a colaborar com os setores públicos, privados e com a sociedade nos processos e demandas em saúde.
3. APOIO AO GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Coordenação: Profa. Dra. Lucilane Maria Sales da SilvaEste subprojeto objetiva oferecer assessoria as instituições de saúde e aos municípios interessados, sobretudo no que diz respeito à transferência de tecnologias que possibilitem a capacitação e qualificação dos trabalhadores da saúde e da gestão em saúde para um atendimento qualificado e para um melhor desempenho dos processos administrativos e gerenciais.
4. AMBULATÓRIO DA SAÚDE MENTAL E COLETIVA
Coordenação: Profa. Dra. Lucilane Maria Sales da Silva _ Objetiva prestar assistência especializada em problemas de saúde de âmbito ambulatorial à população acadêmica de forma individual e coletiva pela formação de grupos temáticos. Interagir com o ensino e a pesquisa através da capacitação técnica de docentes e discentes e promover pesquisas relativas à saúde humana.

5.CINE SAÚDE
Coordenação: Profa. Dra. Lia Carneiro Silveira _ A proposta deste subprojeto é promover a apresentação e discussão de filmes com abordagens de temas em saúde e proceder às discussões, como forma de fomentar o debate teórico da comunidade acadêmica e convidados nos temas emergentes e importantes da saúde coletiva e áreas afins.
6.PROGRAMA EM SINTONIA COM A SAÚDE
Coordenação: Prof. Ms. Raimundo Augusto Martins Torres _ Este projeto objetiva reativar um programa de rádio – em sintonia com a saúde – onde articulávamos informações que contemplava temas diversos da saúde, em integração direta com a população, colocando o saber acadêmico a serviço da comunidade. Oportuniza, a médio prazo, ao estudante universitário e aos docentes, um veículo de comunicação alternativo que cumpra uma função de socialização do conhecimento em saúde, de modo que o mesmo possa interpretar coletivamente a sua função de educador em saúde, para desenvolvimento da sua plena cidadania, através desta experiência prepará-los qualitativamente para atuarem no mercado de trabalho, cada vez mais exigente, onde o conhecimento abrangente faz a diferença. WEBRÄDIO AJIR _ http://www.ajir.com.br/

7. PROJETO DE ATENÇÃO A SAÚDE MENTAL:

Coordenação: Profa. Lia Carneiro Silveira _ O projeto visa realizar atendimento a saúde mental no âmbito individual. Trabalha os aspectos da saúde mental respeitando a individualidade da pessoa humana, como apoio terapêutico a compreensão do ser humano como um ser de dimensões social, psicológica e biológica.