Bem vindo

BEM VINDO AO BLOG DO LAPRACS

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Ultímas Noticias!


Prêmio Sergio Arouca - MS/DF

PREMIAÇÃO MENÇÃO HONROSA




DOCENTES E DISCENTES DO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS COLETIVAS EM SAÚDE – LAPRACS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UECE, receberam, em Brasília, menção honrosa no Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa no SUS.

As professoras Dra. Lucilane Maria Sales da Silva e Ms. Maria Rocineide Ferreira da Silva e alunos Marcelo Costa Fernandes, Leilson Lira de Lima e Nara Ryani Nobre de Oliveira, todos membros do LAPRACS, receberam, em Brasília, menção honrosa no prêmio Sérgio Arouca de gestão participativa no SUS, em sua terceira edição, promovido pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP, do Ministério da Saúde. Apresentaram o trabalho “ORGANIZAÇÃO SOCIAL E ESTRUTURAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE: formas de garantir a participação popular no acompanhamento e fiscalização da gestão”, ficando entre os 15 trabalhos premiados com menção honrosa na categoria Trabalhos acadêmicos. A premiação foi entregue em Brasília na Ocasião do XXV Congresso Nacional dos Secretários Municipais de Saúde – promovido pelo CONASEMS na presença do Ministro da Saúde José Gomes Temporão, de 13 a 14 de maio.

As autoras são enfermeiras e professoras do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará com vasta experiência no controle social, foram conselheiras de saúde do município de Fortaleza por mais de dois anos representando as universidades e as entidades de classe da Enfermagem. Os alunos integrantes do trabalho são bolsistas de pesquisa FUNCAP, PIBIc e IC-UECE.


O Prêmio homenageia o médico sanitarista, professor e deputado Antônio Sergio da Silva Arouca - Sérgio Arouca, uma das maiores lideranças do Movimento da Reforma Sanitária, coordenador da histórica 8ª Conferência Nacional de Saúde e o primeiro titular da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Esta edição do prêmio recebeu mais de 190 trabalhos, sendo escolhidos 31 dos quais 15 na categoria trabalhos acadêmicos e 16 na categoria experiências exitosas.









Parabéns a professora Thereza Maria Magalhães Moreira

Parabenizamos a professora Dra. Thereza Maria Magalhães Moreira(Coordenadora do Grupo de Pesquisa do LAPRACS - Políticas, Saberes e Práticas em Saúde Coletiva) por ser a nova pesquisadora de produtividade em pesquisa do CNPq (PQ2) Enfermagem.






4ª edição do Prêmio Construindo


a Igualdade de Gênero.


Artigos científicos - Menção Honrosa


Na categoria GRADUADO- 2009


Imagem: Assessoria de Comunicação Social do CNPq









Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), Ministério da Educação (MEC) e Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNFEM) divulgam os nomes dos ganhadores da 4ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. O grande destaque desta edição foi o aumento em 301% nas redações recebidas na categoria de Ensino Médio, e de 56% nos trabalhos da categoria de Estudante de Graduação e Graduados, em relação à terceira edição. No total, o prêmio recebeu 3.002 trabalhos, representando um aumento global de 247% com relação à edição anterior.

A aluna Maria Cláudia Moreira de Alcântara, juntamentamente com a Profa. Lucilane Sales (Coordenadora do LAPRACS), obteve sucesso na realização do seu trabalho, conseguindo a premiação do mesmo (





Sexualidade e prevenção do HIV em parceiros sorodiscordantes) na categoria Menção Honrosa – Categoria GRADUADO, sendo a única a receber a premiação no Estado. do Ceará.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq
Setor de redação - LAPRACS