Bem vindo

BEM VINDO AO BLOG DO LAPRACS

sábado, 31 de agosto de 2013

Ética em pesquisa: nova resolução é publicada





Publicada em 
Foi publicada, no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (13/6), as novas diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Segundo o pesquisador da ENSP e coordenador pela Escola do Programa de Pós-Graduação em Bioética Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), Sergio Rego, essa revisão da Resolução CNS Nº466, de dezembro de 2012, traz alguns avanços, mas também muitos retrocessos. O texto, aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), do Conselho Nacional de Saúde, foi concluído em dezembro do ano passado, depois de ser submetido a fóruns, plenárias e passar por consulta pública para a consolidação das propostas de mudanças até chegar à sua versão final. Confira as definições, disponíveis on-line, na página eletrônica da Conep.

A versão inicial foi desenvolvida em 1996, e essa é a sua primeira revisão. Sergio explicou que o documento incorpora diversos itens publicados em resoluções complementares ao texto principal, ao longo dos anos.

Segundo ele, a nova resolução, entre outros itens, apresenta o termo de consentimento de pesquisa de maneira mais interessante, pois o traz como um processo de consentimento, e não apenas como um processo burocrático de assinatura. “Entrando assim em acordo com antigas questões defendidas por pesquisadores, em especial da área das ciências humanas e sociais.” Ele lamentou que, entre os retrocessos percebidos no texto está a questão do conflito de interesses, que, na primeira versão, foi abordada de maneira sucinta e, agora, na versão aprovada em 2012, o tema simplesmente não aparece.

Todo o processo de construção dessa nova versão da resolução foi difícil e complexo. De acordo com ele, muitos pesquisadores não se sentiram contemplados com as diretrizes estabelecidas. Porém, disse Sergio, “isso é normal e já esperado. Algumas pessoas acham que a pesquisa se justifica por ela mesma e têm resistência em compreender a necessidade de delimitação clara do que é ou não eticamente aceitável de se fazer em pesquisa”.

A coordenadora geral do PPGBIOS, Marisa Palacios, também comentou o documento e apontou a importância do texto ser uma resolução e não uma lei, pois traz a facilidade de fazermos modificações no documento, o que permite um processo permanente de atualização. “Essa regulamentação não está terminada. Temos de pensar de forma ética a resolução, uma vez que o documento não é meramente um conjunto de normas a serem cumpridas”, disse ela.

Sergio Rego ressaltou que, agora, é preciso continuar o processo de radicalização da discussão sobre ética em pesquisa e aperfeiçoamento da regulamentação. “Sabemos que ela não atende a todas as necessidade que as áreas demandam, em especial das ciências humanas e sociais. Portanto, ainda é preciso traçar caminhos. Mas temos de ter claro que esse é um avanço em relação ao que tínhamos no passado. Não podemos apenas aplicar burocraticamente os pontos sugeridos em fóruns e consultas. É preciso pensar em como atender demandas de acordo com as condições objetivas e ter boas razões e argumentos que sustentem as posições pleiteadas. Algumas pessoas defendem que os objetivos científicos justificam o benefício de muitos em detrimento do problema de poucos. Mas isso é inaceitável”, encerrou ele.

http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.ensp.fiocruz.br%2Fportal ensp%2Finforme%2Fsite%2Fmateria%2Fdetalhe%2F32886&h=9AQELif7-



UMA HOMENAGEM A TODAS AS MÃES!!


Mãe


Mãe... São três letras apenas

As desse nome bendito:
Também o Céu tem três letras...
E nelas cabe o infinito.

Para louvar nossa mãe,
Todo o bem que se disse
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer...

Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do Céu
E apenas menor que Deus!

  (Mário Quintana)






Espalhem amor!!




FELIZ PÁSCOA


São os votos que o grupo LAPRACSE  deseja para a sua páscoa . Boa Páscoa a todos!!!
.



MEMBROS DO LAPRACSE SÃO APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO (2013-2014) E DOUTORADO(2013-2015) DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CUIDADOS CLÍNICOS EM ENFERMAGEM E SAÚDE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE.


No final do ano de 2012, o PPCCLIS, abriu vagas para  os candidatos que quisessem concorrer ás vagas de Mestrado e Doutorado na Universidade Estadual do Ceará. Três Membros do LAPRACS foram aprovados nesse processo seletivo, dois no mestrado ( Hanna Helen Matos Dourado e Daniele Vasconcelos Fernandes Vieira) e um no Doutorado (Marcelo Costa Fernandes). Parabénss!!!! 


                                  


        CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA

O LAPRACSE chega a mais um final de ano acreditando que é possível sermos solidários, afetuosos e crentes que o verdadeiro aprendizado é aquele que construímos coletivamente. Votos de felicidades e bons encontros no ano de 2013.


             



                                        

      


  MONOGRAFIAS APRESENTADAS

Apresentaram monografias de conclusão de Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará as alunas integrantes do LAPRACSE Hanna Ellen, Nathanny Evangelista, Ellen Pereira, Danielle Vasconcelos e Andressa.
O Grupo LAPRACSE deseja Parabéns as mais novas enfermeiras.